Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Renascimento

O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650 (séculos XIV a XVII). Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do Homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média. Suas características gerais são:
• Racionalidade
• Dignidade do Ser Humano
• Rigor Científico
• Ideal Humanista
• Reutilização da arte greco-romana

ARQUITETURA
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque. Principais características:
• Ordens Arquitetônicas
• Arcos de Volta-Perfeita
• Simplicidade na construção
• A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
• Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares).

O principal arquiteto renascentista foi Filippo BRUNELLESCHI (1377-1446), um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi como construtor, porém, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cúpula da catedral de Florença e a Capela Pazzi.

Brunelleschi. Desenho da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore,  de Florença. c. 1436. 
Vista da catedral de Santa Maria del Fiore (a partir da Praça de Michelangelo), Florença, Itália.  
Vista da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore (a partir do Campanário de Giotto), Florença, Itália.
PINTURA
• Perspectiva: arte de representar, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
• Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
• Realismo: os artistas do Renascimento não vêem mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
• Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
• Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.
• Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo. Os principais pintores foram:

Sandro BOTTICELLI (1444-1510): os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus.
Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.

Botticelli. A Primavera. 203 x 314cm, têmpera sobre painel, c. 1482.
Galeria Uffizi, Florença, Itália.

Botticelli. O Nascimento de Vênus. 172,5 x 278,5 cm, têmpera sobre tela, 1486.
Galeria Uffizi, Florença, Itália.
Leonardo DA VINCI (1452-1519): ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.
Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos e Monalisa.

Da Vinci. A Virgem dos Rochedos (ou A Madona dos Rochedos).
199 x 122 cm,  óleo sobre painel (transferido para tela). c. 1486. Museu do Louvre, Paris, França.
Da Vinci. Mona Lisa (ou A Gioconda). 77 x 53cm, óleo sobre painel. c. 1506.
Museu do Louvre, Paris, França.


MICHELANGELO Buonarroti (1475-1564): entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é A Criação de Adão.
Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e A Sagrada Família.

Michelangelo. Doni Tondo (mais conhecida como A Sagrada Família).
127cm (diâmetro), óleo e têmpera sobre painel. c. 1507. Galeria Uffizi, Florença, Itália.
Michelangelo. A Criação de Adão (detalhe do teto da Capela Sistina). 480,1  x 230,1cm, afresco. c. 1511.
Capela Sistina, Vaticano.
Michelangelo. Teto da Capela Sistina. Afrescos. 1511-1512.
Capela Sistina, Vaticano.


RAFAEL Sanzio (1483-1520): suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de madonas (representações da Virgem Maria).
Obras destacadas: Ressurreição de CristoA Escola de Atenas e Madona do Pintassilgo.

Rafael. Ressurreição de Cristo (Ressurreição Kinnaird). 52 x 44 cm, óleo sobre painel. 1499-1502.
Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo, Brasil.
Rafael. A Escola de Atenas. 500 x 770 cm, afresco. 1509-1510.
Palácio Apostólico, Cidade do Vaticano, Vaticano.
Rafael. Madona do Pintassilgo. 107 x 77 cm, óleo sobre madeira. 1505-1506.
Galeria Uffizi, Florença, Itália.

ESCULTURA
Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá. Outro grande escultor desse período foi Andrea del VERROCCHIO (c. 1435-1488). Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze.

Principais Características:
• Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
• Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade
• Profundidade e perspectiva
• Estudo do corpo e do caráter humano

Michelangelo. Moisés. 235cm (h), mármore. 1513-1515.
Igreja de San Pietro in Vincoli, Roma, Itália.
Michelangelo. Davi. 410 cm, mármore de Carrara. 1504.
Galleria dell'Accademia, Florença, Itália. 
Michelangelo. Pietà. 174 x 195 cm, mármore. 1498-1499.
Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano, Vaticano.
Andrea del Verrocchio. Davi. 125 cm, bronze. 1473-1475.
Museo Nazionale del Bargello, Florença, Itália.

O Renascimento Italiano se espalha pela Europa, trazendo novos artistas que nacionalizaram as idéias italianas. São eles Albrecht DÜRER (Alemanha, 1471-1528), Hans HOLBEIN, o Jovem (Alemanha, c. 1497-1543), Hieronymus BOSCH (Países Baixos, c. 1450-1516), e Pieter BRUEGEL, o Velho (Flandres, c. 1525-1569).

Dürer. Adão e Eva. 209 x 81 cm (cada painel), óleo sobre painel. 1507.
Museu do Prado, Madri, Espanha.
Holbein, o Jovem. Retrato de Henrique VIII (Rei da Inglaterra de 1491 a 1547). 28 x 20 cm, óleo sobre painel, c. 1537.
Museu Thyssen-Bornemisza, Madri, Espanha.
Bosch. O Jardim das Delícias Terrenas. 220 x 389 cm (tríptico), óleo sobre madeira. c. 1500.
Museu do Prado, Madri, Espanha. 
Bruegel, o Velho. Os Caçadores na Neve (também conhecida como O Retorno dos Caçadores).
117 x 162 cm, óleo sobre painel. 1565. Museu de História da Arte, Viena, Áustria.

Um comentário:

  1. Professor aqui e o anderson adorei o blog da nossa escola gostei ponhou nossas tarefas e trabalho booa trabalho

    ResponderExcluir